O Clube de Engenharia do Pará, sociedade civil fundada em 14 de maio de 1919 e revigorado em 10 de agosto de 1934, com sede na cidade de Belém, Estado do Pará é constituído para fins de coordenação, amparo moral e material à classe que representa, e ainda com o intuito de colaborar com os poderes públicos e demais entidades, pugnando de maneira efetiva para desenvolvimento econômico do País.

Regido pelos presentes Estatutos, que começarão a vigorar desde a data de sua aprovação, o Clube de Engenharia do Pará continua a ter a sua sede na cidade de Belém e durará por prazo indeterminado.

Será representado em juízo ou para com terceiros pelo seu presidente ou por quem, pelos presentes Estatutos, o substituir.

Seus membros não responderão subsidiariamente pelas obrigações contraídas pelos representantes Estatutos, o substituir.

Seus membros não responderão subsidiariamente pelas obrigações contraídas pelos representantes do Clube.

O fundo social nunca poderá ser objeto de rateio entre os sócios.

Constitui deveres do Clube:
A. Defender os direitos e interesses profissionais dos seus associados e da classe.
B. Trabalhar pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do nosso corpo de técnicos.